segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Auschwitz - 70 anos depois

Dia 27 de Janeiro assinala os 70 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz. A história do Holocausto sempre me interessou e resolvi fazer uma singela homenagem aos sobreviventes do genocídio de Auschwitz: Shlomo Venezia foi um sobrevivente do campo de terror e escreveu um livro a contar os horrores que viveu (como referi neste post). 

Em 2011, no meu álbum "Psicotic Jazz Hall" de Kubik dediquei-lhe uma música com o sintomático título "Shlomo Venezia is Not Dead Yet". Era uma forma de chamada de atenção para perpetuar a memória dos sobreviventes de Auschwitz. No entanto, Shlomo faleceu em 2012 e já não pode, de viva voz, revelar a sua traumática experiência. Esta música foi criada a pensar na defesa da memória do Holocausto, mais agora nos 70 anos da libertação de Auschwitz:
E já agora: este livro "Auschwitz - Um Dia de Cada Vez" foi editado há apenas uma semana. Já li 100 páginas e é um compêndio extraoridnário sobre o que realmente aconteceu e e- como aconteceu - o maior massacre programado da Humanidade. 
E reparem na citação por baixo do título: precisamente do Shlomo Venezia ("A cada dia preferia morrer... e a cada dia lutava para sobreviver")

Sem comentários: